Menu
Projeto Casa Moderna JC Pendotiba Niterói
Projeto Casa moderna em terreno de declive
Estamos nos referindo a um projeto de arquitetura contemporânea que visa a comodidade da casa, buscando sempre preservar a sofisticação e o conforto de quem nela reside.
Apesar de ter esse elemento cobrindo uma parte da fachada superior direita, mesmo com esse empecilho, foi possível encontrar duas aberturas na lateral para que a residência tivesse um bom aproveitamento da luz natural, fornecendo uma iluminação de qualidade para o ambiente.
A garagem abaixo, conforme mencionei, se trata de uma garagem embutida, preservando o espaço do terreno para que fosse possível um aproveitamento melhor da parte frontal da casa.
A arquitetura de uma projeto de casa moderna que se tornou um desafio interessante…
Quando um casal resolveu construir a sua casa dos sonhos, moderna, bonita e acolhedora e foram buscar inspirações em residências de paredes moldas em concreto, que viram quando fizeram uma viagem pela Europa, mais precisamente pela Suíça. Mas é um projeto que lembra muito oo projeto casas modernas do Arquiteto Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.
Um projeto de arquitetura modernista que se tornou um desafio interessante, afinal, o terreno era irregular exigindo que o desenho fosse adaptado a inclinação que se encontrava presente no local.
A arquitetura de uma projeto de casa moderna que se tornou um desafio interessante…
Quando um casal resolveu construir a sua casa dos sonhos, moderna, bonita e acolhedora e foram buscar inspirações em residências de paredes moldas em concreto, que viram quando fizeram uma viagem pela Europa, mais precisamente pela Suíça. Mas é um projeto que lembra muito oo projeto casas modernas do Arquiteto Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.
Um projeto de arquitetura modernista que se tornou um desafio interessante, afinal, o terreno era irregular exigindo que o desenho fosse adaptado a inclinação que se encontrava presente no local.
Grandes desafios poderosos e muita inspiração!
Além do desafio do terreno, existiu mais um adendo que precisou de muita atenção durante o processo de execução do projeto. O cliente tinha o desejo de que a casa não tivesse aquela impressão de um prédio alto, fora dos padrões de uma residência comum.
Para que dessa maneira, fosse mantida a aparência de uma do projeto de casa moderna seguindo os padrões da arquitetura modernista, porém, conservando o conforto e a sofisticação tanto na parte interna, quanto na sua forma.
Contudo, foi possível manter um estilo moderno de arquitetura atual, e ainda sim, conservar todo o conforto e a comodidade que se espera de uma casa nesses padrões. De nada serve um projeto de arquitetura que visa apenas a beleza, mas, ao mesmo tempo, deixa de lado a comodidade e a funcionalidade do ambiente. Nessa construção da arquitetura modernista a iluminação natura do dia fosse melhor vantajoso mudando completamente o clima do ambiente, a cobertura de telhado não aparente, plano e não visível facilita o uso para a instalação de placas solares e captação em 100% da água da chuva.
Essa residência em particular, tem uma linguagem minimalista, contendo formar lineares retas e volume de massa sólida. Um estilo de construção que além de garantir ao cliente um visual incrível, fará com que o projeto da casa se sustente mesmo estando em um terreno com essas condições.
Solução estética da garagemO grande destaque desse projeto foi a garagem que foi projetada em um nível mais baixo, com a intenção de fazer com que a linha arquitetônica do desenho ficasse mais limpa e não gerasse uma poluição visual com a presença dos carros, realçando o projeto minimalista.
Uma imponente entrada
Em uma parte do vão da entrada, foi feita uma abertura na estrutura do concreto para que fosse possível o encaixe da porta e sua bandeira superior, formando uma peça incrível e bastante imponente de 2,40 de largura e 5,50 de altura.
Essa porta, tem como seu material em aço cortem, que receberá um acabamento especial fornecendo essa aparência mais rústica que certamente, irá contribuir muito para o conforto do ambiente, além de ser um item que enriquece muito o visual da casa.
Visando um estilo diferente da funcionalidade que se encontra presente no ambiente, o desenho e a individualidade da porta de entrada foram feitos de uma forma única, ela foi construída em torno de um eixo vertical fixo através de um pivô, dispensando o uso das dobradiças que são um item padrão.
Nesse modelo, a instalação é feita através de pinos de fixação, permitindo que a abertura seja realizada de uma forma suave e simples, sem causar nenhum APAGAR incomodo para o proprietário da residência.
Concreto como elemento de destaque.
Toda a parte externa da casa teve o concreto como sendo o material de maior destaque, exatamente como sendo um elemento de maior partido arquitetônico com os seguintes elementos: o módulo principal, e a caixa moldada em formas de tábuas de madeira de 20 centímetros, evidenciando o seu metro construtivo de um projeto moderno.
Esse estilo de modelagem inclusive, trouxe a casa para uma forma única e bastante casual, obtendo uma impressão visual que agrada aos olhos de quem a observa essa residencia modernista.
Grandes desafios poderosos e muita inspiração!
Além do desafio do terreno, existiu mais um adendo que precisou de muita atenção durante o processo de execução do projeto. O cliente tinha o desejo de que a casa não tivesse aquela impressão de um prédio alto, fora dos padrões de uma residência comum.
Na parede do fundo, foi utilizado um revestimento em comentício volumétrico, padrão origami, que é conhecido popularmente como “parede 3D”. Algo que trouxe um ar completamente inovador para a composição do ambiente.
A influência da arquitetura moderna e contemporânea é facilmente percebida nesse projeto, como você pode ver pelas imagens, essa casa tem tudo que se espera de um modelo moderno: a beleza, a funcionalidade, a sofisticação, e ainda mais, o aproveitamento do que existe de melhor que no caso, seria a claridade natural do sol!
Design de Interiores Casa JC – Pendotiba Niterói.
O projeto de Interiores e design de interiores dessa casa que já mostrou para nós que recebeu um projeto de arquitetura de interior que não realçasse isso não é mesmo? Levando sempre em consideração as influências da arquitetura contemporânea e moderna para montar uma composição interna incrível e que trouxesse à tona todo o luxo que essa casa representa.
A ideia a princípio foi que o espaço rendesse uma boa sala de estar, porém, sem precisar de muitos elementos para poder compor a decoração.
O trabalho que foi feito nesta área foi através da composição de uma mobília feita em madeira clara, com alguns móveis pretos para poder dar um constaste na madeira. Algo muito luxuoso e que foi referência de um estilo nórdico de arquitetura, devido ao fato do dono da casa ter passado parte da sua vida na Suíça.
Um país de muita beleza que acabou influenciando as escolhas de decoração para o ambiente dessa casa.
Justamente da sala de estar, tivemos uma parte do espaço que foi utilizada para montar a sala de jantar, ou seja, tratasse de um ambiente misto. Apesar de parecer apenas uma economia de espaço, as mesclagem dos dois ambientes trouxeram uma harmonia perfeita e tudo se tornou muito mais luxuoso.
Sala de jantar
A sala de jantar conforme eu já havia mencionado, divide o ambiente com a sala de estar, portanto, o estilo de composição no caso teria que ser o mesmo para que a harmonização do ambiente não fugisse do que ela é de fato. Temos o destaque para essa grande mesa de madeira contendo 8 lugares, ou seja, é mais que o suficiente para aproveitar um bom jantar em família.
Assim como na cozinha, aqui nós também temos um quadro apoiado no fundo, para completar a composição do ambiente. Se você prestar bem atenção no quadro, ele tem a mesma linguagem de arte que os dois que estão na cozinha! Isso foi proposital para que a harmonização do ambiente fosse mantida trazendo todo o luxo que uma casa desse porte merece.
Cozinha simples e objetiva e integrada!
Porque a sala de jantar já havia recebido uma bela mesa de madeira, que foi mais que o suficiente para acolher os residentes da casa na hora das refeições, não vimos necessidade de acrescentar outra na cozinha, portanto, a ideia foi manter uma cozinha que fosse luxuosa, mas, ao mesmo tempo, tivesse uma arquitetura mais assertiva e objetiva, visando apenas a aquisição daquilo que fosse necessário para o uso diário.
Temos um balcão no centro aonde fica um espaço tanto para uma refeição rápida como também para hospedar a pia que está embutida nele. Algo que fez com que a parede de trás tivesse um espaço otimizado apenas para os armários, logo, a cozinha ficaria muito mais espaçosa.
Por se tratar de um ambiente acessível através da sala de estar, sem a presença de portas, a ideia de embutir a pia no balcão para aproveitar a parede de trás para os armários foram muito bem-vinda, afinal, não existe um ambiente fechado apenas para a cozinha.
Juntamente dos aparatos culinários, temos ali no quanto dois quadros apoiados que são um estilo de composição de arte moderna muito utilizada nas casas luxuosas hoje em dia. Assim, não tem a necessidade de pregar os quadros na parede e de fato, é muito mais fácil movê-los caso você tenha o interesse de mudar a decoração do ambiente, ou seja, tudo se torna muito mais objetivo.
Essa sala de estar foi o projeto de interiores que teve a intenção de que ela tivesse uma bela vista através dessa grande janela de vidro como você pode ver facilmente pelo projeto. Uma composição de ambiente bem minimalista, simples e com bastante sofisticação.
CASAS CONTEMPORÂNEAS
CASAS ESTRUTURA METÁLICA
CASAS MODERNAS