Projeto de Interiores - Arquitetura e design de Interiores

Projeto arquitetura interiores
Projeto arquitetura interiores
Projeto arquitetura de interiores
Projeto arquitetura de interiores
Projeto Interiores KK
Projeto Interiores KK
Projeto arquitetura CR
Projeto arquitetura CR
Interior Casa Contemporânea
Interiro contemporâneo
Quato menina roqueira
Quato rock menina

Projetos de interiores e Execuções de obras  e Reformas

Os projetos de interiores são uma forma de fazer com os espaços sejam mais bem aproveitados para serem funcionais, práticos e belos, atendendo assim as necessidades e desejos das pessoas que vivem no ambiente.

Embora muitas pessoas acreditem que a função do arquiteto no que diz respeito a projetos de interiores esteja ligada apenas ao fato de colocar móveis no lugar e decorar o ambiente, o conceito é muito mais abrangente.

Por meio da arquitetura de interiores é possível aplicar técnicas que valorizam o espaço, tornando-o funcional, sem, no entanto, desprezar a parte estrutural do ambiente.

Dessa forma, é dada a devida importância às instalações elétricas e hidráulicas que devem ser feitas para garantir harmonia e praticidade.

Além disso, os projetos de interiores são elaborados para que os ambientes sejam aconchegantes com uma boa iluminação e um clima agradável.

Quer aprender mais sobre como são elaborados esses tipos de projetos? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

Projetos de interiores: o que são?

Os projetos de interiores são a arte de elaborar desenhos técnicos visando planejar e organizar espaços, aplicando as devidas técnicas para compor e decorar um ambiente, seja uma casa ou apartamento de maneira que seja funcional.

O arquiteto é o profissional adequado para desenvolver esse tipo de projeto, pois ele é capaz de elaborar layouts baseados em técnicas cenográficas, combinando assim, diversos elementos dentro do mesmo espaço, sem, contudo prejudicar sua harmonização e beleza.

Além disso, ele é capaz de deixar o ambiente funcional e esteticamente atrativo, respeitando as necessidades e desejos das pessoas que residem no local. Sem abrir mão dos aspectos técnicos que precisam ser respeitados.

Mas o que é preciso avaliar na hora de elaborar os projetos de interiores:

  • Luminosidade;
  • Conforto;
  • Segurança;
  • Ergonomia;
  • Acústica;
  • Clima;
  • Estética e beleza;
  •  

Os melhores projetos de interiores são compostos pelas seguintes etapas:

  1. Consultoria: essa é uma etapa extremamente necessária para garantir resultados satisfatórios. É por meio de uma boa conversa com o cliente que o arquiteto irá entender quais são as suas necessidades e desejos, bem como o valor disponível para investir.
  1. Elaboração do layout: após a conversa é hora de elaborar o layout do ambiente para fazer as devidas adequações do imóvel, dos móveis e demais elementos que farão parte da composição do ambiente.

 

  1. Elaboração do projeto de revestimento: é nessa etapa dos projetos de interiores é que são definidos quais os tipos de revestimentos serão usados no piso e na parede. É preciso escolher cores, texturas e tipos que se harmonizem.

 

  1. Elaboração do projeto elétrico e luminoso: o correto uso da luz, por meio de luminárias, variados tipos de lâmpadas, bem como a adequação correta das tomadas e interruptores para auxiliar no uso dos equipamentos eletroeletrônicos são preocupações presentes nessa etapa.
  1. Elaboração do projeto de móveis: com desenhos originais e únicos, os móveis são pensados para atender as necessidades das pessoas que circulam o ambiente, sendo assim, a melhor forma é comprá-los sob medidas.

No entanto, nada impede o uso de móveis prontos com cores e texturas que combinem com o ambiente ou até mesmo o reaproveitamento de móveis para compor a decoração.

 

  1. Elaboração de projetos complementares: além da parte hidráulica que não pode ser esquecida nos projetos de interiores é importante pensar em opções de decoração como a aplicação do gesso. Essa opção deve fazer parte dos projetos complementares.

Há infinitas possibilidades de aplicação de gesso, que servem para valorizar ainda mais o ambiente, deixando-o mais belo.

Outra opção que tem se tornado cada vez mais comum é a aplicação de elementos naturais nos ambientes internos. Eles favorecem a harmonia, propiciam conforto e aumentam a sensação de relaxamento.

Por isso, não é raro encontrar pequenos espaços destinados aos jardins internos nos ambientes. São diversas as opções, uma delas pode contribuir para que seu projeto fique ainda mais completo.

Além disso, há um aspecto que não pode jamais ser negligenciado é a elaboração de projetos de interiores que sejam sustentáveis. Essa preocupação deve estar presente desde o início da obra reduzindo os impactos ambientais que ela possa causar.

Além do aproveitamento da luz natural dentro dos ambientes, o reaproveitamento das águas de chuva, além da preservação dos bens naturais e a redução de geração de resíduos, entre outras ações são atitudes sustentáveis.

Quanto maior a preocupação em elaborar projetos que não prejudiquem o meio ambiente, mais valorizado seu imóvel será.

Projetos de interiores: como contratar um bom profissional

É muito importante contratar profissionais capacitados para elaborar os projetos de arquitetura de interiores, que podem ser destinadas para casas ou apartamentos.

A elaboração de um projeto desse tipo é algo bastante complexo e exige bastante estudo por parte do profissional, além é claro de conversas constantes com seu cliente.

É preciso aprender a diferenciar o que é arquitetura de interiores, de design de interiores de decoração de interiores. Embora sejam três áreas importantes e que contribuam para a valorização do seu espaço, elas são diferentes.

Arquitetura de interiores

A arquitetura de interiores é um projeto que somente o profissional devidamente capacitado é capaz de elaborar.

Os projetos de interiores, além de se preocupar em oferecer um espaço funcional e bonito, ele também engloba a escolha adequada de materiais de revestimento que serão usados no piso e nas paredes.

Além disso, no projeto deve constar as instalações hidráulicas e elétricas, a circulação do ar, a promoção da iluminação correta de acordo com a necessidade do ambiente, a segurança, a ergonomia e o correto aproveitamento do espaço.

Design de interiores

Embora também seja importante, o design de interiores se preocupa apenas com a estética, conforto e funcionalidade, portanto, seus projetos de interiores são mais superficiais.

Sua responsabilidade consiste em definir o uso correto dos móveis de acordo com sua funcionalidade e a escolha de materiais de revestimento que venham trazer mais cor e harmonia para o ambiente, segundo o gosto do proprietário.

Além dos móveis e revestimentos, o design de interiores se preocupa também com o uso de acessórios que podem ajudar a compor o ambiente, fazendo com que ele fique ou se torne  funcional e belo.

No entanto, seu projeto não contempla instalações elétricas ou hidráulicas, pois seu trabalho é feito com o ambiente já totalmente estruturado.

Decoração de interiores

Embora também seja importante, a decoração de ambientes dá atenção apenas ao uso de itens decorativos, sem se preocupar com aspectos técnicos.

Saber a diferença entre as três funções serve para esclarecer e para que você não faça escolhas erradas na hora de contratar um profissional para elaboração de projetos de interiores seja para a sua casa, loja ou empresa.

Um bom profissional de arquitetura vai oferecer a você todo o suporte que precisa para deixar seu ambiente bonito, confortável, ergonômico, seguro e totalmente funcional, por meio da elaboração de projetos de interiores que sejam completos.

Projetos de interiores: escritório de arquitetura Gelker Ribeiro

Nosso escritório de arquitetura, Projetos e Reformas – Arquiteto no Rio de janeiro conta com profissionais altamente capacitados para atender as suas necessidades e desejos por meio de projetos de interiores de qualidade sem que você precise pagar uma fortuna por isso. 

Somos a equipe mais indicada para fazer o projeto de sua casa ou apartamento, pois estamos dispostos a atender as suas necessidades e desejos para transformar o seu espaço em um ambiente belo, moderno e acolhedor.

 

A equipe de profissionais do escritório de arquitetura Gelker Ribeiro trabalha com excelência e qualidade por um preço que cabe no seu bolso.

 

Além da elaboração de um projeto de qualidade, fazemos a gestão completa de sua obra de construção ou reforma para execução de cada etapa e assim garantir a fidelidade ao seu orçamento. 

 

Somos profissionais experientes na elaboração e execução de grandes projetos de interiores, garantimos a satisfação do nosso cliente.

Se você está buscando profissionais competentes para elaborar o seu projeto de construção ou reforma da sua casa ou apartamento, entre em contato hoje mesmo pelo telefone (21) 979449-6666. (whats app).

Somos especialistas em arquitetura de interiores, os projetos elaborados pelo nosso arquiteto no Rio de Janeiro, Gelker Ribeiro e sua equipe podem ser executados em apartamentos ou casas.

Nosso objetivo é deixar o ambiente harmonioso equilibrando as formas, cores e texturas, realçando a iluminação e mudando o layout do ambiente para que ele se torne ainda mais aconchegante, bonito e funcional.

Conheça nos estilos variados de arquitetura de interiores já realizados pelo nosso escritório de arquitetura Rio de Janeiro.

 Conclusão

Os projetos de interiores são de suma importância para valorizar ainda mais seu imóvel e deixar o seu ambiente confortável, seguro e funcional, atendendo as suas necessidades e desejos.

Portanto, para garantir todos esses resultados é muito importante que eles sejam elaborados por profissionais capacitados e experientes.

Open chat
Posso ajudar?