Projeto Casa em Estrutura Metálica | Casa CABANA

Fachada Industrial – Inspiração Nórdica 
Fachada no estilo Industrial em Conceito Aberto 

 

A Casa em Estrutura metálica e o conceito da fachada dessa casa industrial, foi inspirada nas cabanas Nórdicas, em estilo escandinavo, tem sua origem em países da região nórdica, localizada no mar do norte, como Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia. Uma de suas principais características é o uso de materiais naturais.

Na fachada temos como elemento plástico principal um portal na foram de casa, como uma silhueta de uma cabana nórdica, em que lembra muito a forma de uma casa simples, se ser simplória, o desenho mais básico e lúdico de uma casa, formada por quatro paredes e um telhado de duas águas.

Foi utilizado uma estrutura metálica na cor preta foi usada para dar realmente uma característica bem industrial, além de madeira em tons desastrados, seja em madeira natural, em mdf ou mesmo porcelanato nas mesmas características.

Na coluna lateral foi criado uma torre, foi onde temos uma estrutura de uma volumetria revestida com uma textura de concreto ripado, que também é muito característico do estilo industrial. A varanda dessa, engastada na torre de concreto, tem três módulos de brises, revestido de tubos metálicos pintados com o mesmo preto da estrutura metálica e das janelas. Esses elementos, foram fixos em roldanas e que possuem movimentos de corres que abrem e fecham.

Então temos a plasticidade da forma única dessa casa, a junção do pórtico em forma de casa, com a torre de concreto de “morde’ esse elemento e a estrutura metálica que amarra, que costura e, une e permanecia esses dois estilos

Outra característica do estilo industrial que foi utilizado no projeto é esse contraste do preto com cores claras,

A porta de entrada da casa cabana, foi projetada em chapas metálicas na cor preta e as esquadrias eu também na cor preta com vidro incolor.

Etapas da construção da Casa em Estrutura Metálica

Interior industrial – Conceito aberto

A integração dos espaços e a convivência das pessoas como conceito aberto, explorando ao máximo a metragem quadrada dos ambientes.

O uso de madeira em tons secos e o concreto é muito característico desse projeto, por isso foi usado o concreto no piso, neste caso, porcelanato padrão concreto, o mesmo piso em todos os espaços, trazendo uma sensação de amplitude e integração

A característica deste espaço é o pé direito duplo, sendo o teto em ângulos, formado por duas águas, com um angulo e 90 graus, sendo sustentada por quatro tesouras em estrutura metálica em estilo industrial antigo. Além de cumprir a função de sustentar o teto cumpre a função estética, lembrando as coberturas das estações de trem antigas.

A cozinha é formada por uma ilha, em forma de “L” esculpida em porcelanato de mármore Carrara, com bancada para refeições rápidas, sendo feitas em banquetas. Com cooktop central com coifa em aço na cor preta. Destaque para a parede lateral em marcenaria, com mdf no padrão freijó, com tons desnaturados, onde temos o armário, espaço para geladeira e a torre quente com forno e micro-ondas. Neste espaço o teto tem a altura de 2,70 m. O fundo é todo de vidro, de altura total, trazendo além a amplitude ao espaço, o jardim para dentro da cozinha.

A mesa de Jantar, é redonda, para 8 pessoas, sendo redonda ela se adaptada bem ao meio do espaço. A mesa redonda tem a característica de integrar todos juntos, uma ao lado do outro, não tendo pontas e esquina ou lugar de destaque.

Um pendente industrial, retrô iluminado de forma pontual todo a mesa, com uma iluminação pontual, somente nos pratos.

 

Sala de estar central e integrado

No meio do “pavilhão, já que o espaço desta casa, lembra muito um galpão industrial, temos um grande sofá em tecido cinza, apesar de grande a cor neutra ajuda a diminuir o seu tamanho. Este peço fica marcado pelo tapete,

 e o grande móvel em marcenaria, com ripados de madeira, como fundo da tv e um aparador de longitudinal e integrado neste elemento, com gavetas no mesmo tom de madeira. Uma moldura dá destaque e enquadra este grande painel.

O espado da grande parede foi criada, como um grande painel para a pintura artística de uns grandes grafismos, onde são cortados pelos pilares de aço, em perfil “I” da Casa em Estrutura metálica.

Escada reta e flutuante

A escada em zig-zag tem os dois elementos principais da casa, o concreto e a madeira, nos espelhos nos degraus e outa na sua estrutura aparente, e o guarda corpo é bem neutro.

Sendo de forma reta e continua, ela corta a parede e de forma escultural, sem dúvida, se transforma em um elemento cenográfico de grande destaque, com uma leveza única, quase que flutuando apesar de ser um elemento que traz segurança por ser de concreto.

 

Circulação superior – Galeria artística

O corredor da parte superior, que conecta a escada aos quartos além de também levar para  a varada da fachada, cumpre uma função de destaque, sendo revestida por um conjunto de réguas de ripado de diferentes alturas, fazendo um jogo irregular.
Na parede oposta quadros em destaque, portanto, este espaço, lembra muito um trecho de uma galeria de arte ou de um museu contemporâneo.

Espaço de lazer e piscina

Quando falamos de uma piscina, sempre lembramos de uma estrutura de tanque de água para tomar banho, mas o destaque deste elemento escultural também é o embelezamento da área externa, no caso desse projeto, ocupamos o espaço muito próximo ao ambiente interno da casa.

A ideia inicial partiu do revestimento em verde jade, onde muda completamente a cor da água, lembrando muito a cor de uma praia da Indonésia, ou mesmo de um lago.

Conclusão

A estrutura metálica é muito resistente e muito prática para ser instalada.
O que resulta em muito menos sujeira e economia de tempo na realização da obra, além do aspecto e da aparência.
 

Seja qual for a sua escolha, é importante que ela seja feita com orientação de um arquiteto para que o resultado final, seja o esperado.

 

Na hora de construir ou reformar, contrate um arquiteto para elaborar o projeto e garanta um imóvel bonito, por um custo que cabe dentro do seu bolso.

Confira outros projetos de Arquitetura Casas

Já desenvolvidos pelo Escritório de Arquitetura.
Casa contemporânea
Fachada Contemporânea
Casa Recreio
Casa Contemporânea
Casa contemporânea
Casa contemporânea
Casa Contemporânea
Casa Contemporâneo
Fachada Projeto casa arquitetura contemporânea
Projeto Casa OV
Casa Fachada modernista, madeira e azul
Casa Fachada Moderna
Open chat
Posso ajudar?