Projetos casa moderna: principais características

casa moderna

Projetos casa moderna: principais características

 

Os projetos casa moderna possuem algumas características marcantes que faz com que elas sejam destaque.

No entanto, antes de conhecer quais são elas, é importante diferenciar o estilo de arquitetura moderno do contemporâneo.

Embora tenham alguma ligação é importante estender que o estilo moderno é a influência das escolas arquitetônicas cujas características são as obras produzidas no século XX, dentro de um contexto artístico e cultural, denominado modernismo.

Arquiteto rio de janeiro Casa moderna D

Enquanto que a arquitetura contemporânea começou no final do XX, por volta dos anos 80 e permanece até os dias atuais.

Embora o modernismo ainda exerça grande influência na arquitetura contemporânea, eles não são a mesma coisa.

Arquiteto rio de janeiro Casa moderna
Fachada Contemporânea

O contemporâneo diz respeito aos dias atuais e o modernismo ao que foi criado no século passado.

Porém o modernismo pode ser contemporâneo, pois ainda é um estilo marcante, enquanto que o estilo contemporâneo não pode ser moderno, pois não começou na era do movimento modernista.

A arquitetura moderna está intimamente ligada à escola Bahaus, uma instituição voltada para o estudo das artes, do design e da arquitetura, ela é de vital importância, pois foi responsável pela promoção do movimento modernista.

Foi ela que promoveu a arquitetura como algo que deveria estar ao alcance de todos, ou seja, para todos os tipos de públicos, dessa ideia surgiram os apartamentos, os dormitórios estudantis e as grandes torres de escritório.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a arquitetura moderna, veja abaixo quais são as suas principais características.

  • Simplicidade;
  • Integração;
  • Funcionalidade;
  • Uso de materiais como aço, vidro e concreto;
  • Iluminação

Simplicidade

 
Arquiteto rio de janeiro Casa moderna D
Casa contemporânea

A simplicidade nos projetos casa moderna é um dos fatores que mais chama a atenção, mas que não pode ser jamais confundido com o simplório.

A arquitetura moderna lança mão de formas básicas, com linhas retas, bem marcadas e definidas por meio do uso de materiais como concreto em sua forma mais grosseira, sem acabamento.

A intenção é fazer entender em algumas obras, que a construção ainda está na fase de acabamento e que essa fase não será jamais concluída.

A combinação do acabamento mais grosseiro com avanços tecnológicos também é algo bastante comum.

Integração

Muito mais que promover a integração nos ambientes com a ausência de paredes de alvenaria, a proposta dos projetos casa moderna é substituí-las por colunas, que promovem a integração dos ambientes e a interação das pessoas.

A escolha por ambientes amplos integrados entre si tornam as construções mais atraentes e modernas, pois contribuem para melhor comunicação dentro do espaço.

Funcionalidade

Por mais belo que um ambiente seja, se a faltar a funcionalidade, ele estará perdido, por isso os projetos casa moderna têm como principal preocupação fazer com que a sua casa seja confortável, bela e funcional.

Para conseguir atender esse conceito de forma eficaz a arquitetura moderna abre mão de tudo àquilo que só ocupa espaço e não tem função nenhuma no ambiente.

Assim como na arquitetura contemporânea a proposta é sempre reduzir, pautado no lema: “menos é mais”.

Portanto, tudo aquilo que não tem utilidade é descartado, para fazer com que os ambientes atendam as necessidades de seus moradores, sem precisar estar carregado de ornamentação.

Uso de materiais como aço, vidro e concreto

Os projetos casa moderna são marcados pelo uso desse tipo de material em suas formas.

Eles são responsáveis pela concretização dos desenhos criados pelos profissionais da arquitetura moderna e garantem leveza e durabilidade às construções.

A grande vantagem do uso desse tipo de material é que eles contribuem para arquitetura e também para a funcionalidade da sua construção. Fazendo com que elas sejam bonitas e duráveis.

Iluminação

Esse é um aspecto que jamais pode ser menosprezado na elaboração de projetos casa moderna.

Ela é valorizada por meio da construção de grandes paredes de vidro e janelas amplas que permitem a exploração de luz natural nos ambientes.

A arquitetura moderna promove o contraste entre a delicadeza e nobreza do vidro com a robustez do concreto aparente.

O aproveitamento da luz natural é uma iniciativa sustentável, que embora não seja destaque na arquitetura moderna, precisa ser pensada nos dias atuais como forma de preservação do ambiente.

Projetos casa moderna: por onde começar

Arquiteto rio de janeiro Casa moderna E
Fachada Contemporânea

Muitas pessoas querem construir uma casa moderna, mas não sabem por onde começar. 

6 dicas para construir uma casa moderna.

  1. Defina a quantidade de pessoas que vão morar na casa

Essa é a primeira informação que precisa ser levantada antes mesmo de contratar um profissional para elaborar os projetos casa moderna que você deseja.

A quantidade de pessoas influencia diretamente na funcionalidade do ambiente, sendo assim é preciso fazer o levantamento da quantidade e das necessidades dos integrantes da família.

A presença de idosos, pessoas com locomoção limitada, necessidade de escritório e quantidade de carros que a família possui são informações que devem ser levantadas de forma criteriosa, para evitar reformas posteriores e comprometimento do projeto original.  

  1. Defina o valor disponível

Antes de começar a obra é preciso ter em mente quanto você está disposto a gastar. Isso vai fazer toda a diferença na hora de elaborar o seu projeto.

Ter essa informação vai ajudar você a delimitar os custos, o tamanho da obra e a separar os recursos destinados aos registros, além de garantir um fundo reserva para qualquer emergência.

Além disso, ter um orçamento pré-definido vai fazer com que tudo seja feito de forma a realizar toda a obra, evitando ter que parar a construção antes de terminar e comprometer o prazo final de entrega.

  1. Escolha um profissional devidamente habilitado

É muito comum algumas pessoas com o desejo de economizar lançarem mão de projetos prontos na internet ou até mesmo contratar profissionais sem a devida qualificação para elaborarem seus projeto casa moderna.

Embora ambos tenham o seu valor, é preciso pensar nessa etapa como a mais importante de todas e que o investimento na contratação de um profissional, resultará em economia durante todo o processo de construção.

O arquiteto é o profissional devidamente habilitado para elaborar o projeto de sua casa moderna de acordo com os seus desejos e necessidades.

Sendo assim é muito importante que ao contratar o arquiteto, você se certifique que ele de fato está inscrito no CAUBR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

  1. Conheça a experiência profissional do arquiteto

Essa é uma etapa que não pode ser vencida pela ansiedade, é preciso procurar com calma o profissional que ficará responsável pelo projeto de sua casa moderna.

Afinal de contas é o projeto da sua casa e você está investindo dinheiro para ter o um espaço especial para a sua família.

Faça uma pesquisa na internet, converse com os amigos e conhecidos, entre em contato com o sindicato da categoria para conhecer os nomes e seus respectivos trabalhos.

É muito importante que o profissional tenha experiência na elaboração de projetos casa moderna para garantir um trabalho de qualidade e que também seja original.

Sendo assim visite sua página na internet, conheça seus trabalhos in loco e se possível for converse com pessoas que já o contrataram.

Essa é uma forma de conhecer a experiência profissional do arquiteto e ter a certeza que está fazendo uma boa escolha.

  1. Converse pessoalmente com o profissional

A tecnologia trouxe muitas facilidades de comunicação e é cada dia mais comum lançarmos mão desses canais para agilizar o contato com o outro.

Isso é muito bom e ajuda a ganhar tempo. No entanto, quando se fala na elaboração de projetos casa moderna não há como fugir dos encontros presenciais.

Eles devem acontecer pelo menos duas ou três vezes.

O primeiro encontro serve para que você e o arquiteto possam se conhecer e também para que conheça os interesses um do outro.

É preciso deixar bem claras as informações do item 1, que chama a atenção para a definição da quantidade de pessoas que vão morar na casa e suas necessidades.

Além disso, é preciso conversar sobre a rotina das pessoas que vão residir ali, até mesmo para criar opções de lazer que combinem com os seus gostos.

Assim será possível elaborar um projeto que realmente atenda as preferências da família e que transforme a casa num ambiente belo, funcional e acolhedor.

Quando o projeto estiver pronto é preciso um novo encontro para que seja apresentado à você o desenho com a perspectiva do seu imóvel pronto, a planta legal e a planta executiva do projeto.

É muito importante que o registro legal de sua obra esteja em dia para evitar sanções administrativas e até mesmo o embargo da construção.

Além disso, é preciso que os demais profissionais envolvidos na obra estejam de acordo com o que a lei exige. Por isso, a contratação de um arquiteto é tão importante.

  1. Faça um contrato de prestação de serviços

É muito importante fazer um contrato com o arquiteto e descrever nele as condições e prazos estabelecidos, além disso, é preciso definir também as responsabilidades de cada um, inclusive as formas de pagamento.

O contrato é uma forma de garantir segurança para ambas às partes.

Leiam as condições estabelecidas e em caso de dúvidas, conversem até chegarem a um acordo.

Projetos casa moderna: escritório de arquitetura Gelker Ribeiro

Arquiteto rio de janeiro Casa moderna F
Fachada Contemporânea

Nosso escritório de arquitetura, Projetos e Reformas – Arquiteto no Rio de janeiro conta com profissionais altamente capacitados para atender as suas necessidades e desejos elaborando os melhores projetos casa moderna.

 

Somos a equipe mais indicada para fazer o projeto de sua casa, pois estamos dispostos a atender as suas necessidades e desejos para transformar o seu espaço em um ambiente belo, moderno e acolhedor.

 

A equipe de profissionais do escritório de arquitetura Gelker Ribeiro trabalha com excelência e qualidade por um preço que cabe no seu bolso.

 

Além da elaboração de projetos casa moderna de qualidade, fazemos a gestão completa de sua obra de construção ou reforma acompanhando cada etapa para garantir a fidelidade ao seu orçamento. 

 

Somos profissionais experientes na elaboração e execução de grandes projetos no estilo contemporâneo, por isso garantimos a satisfação do nosso cliente.

Se você está buscando profissionais competentes para elaborar o seu projeto de construção ou reforma da sua casa entre em contato hoje mesmo pelo telefone (21) 979449-6666. (whats app).

Somos especialistas na elaboração de  projetos casa moderna, os projetos elaborados pelo escritório de arquitetura no Rio de Janeiro, podem ser executados com total garantia de resultados satisfatórios.

Nosso objetivo é deixar o ambiente harmonioso equilibrando as formas, cores e texturas, realçando a iluminação e mudando o layout do ambiente para que ele se torne ainda mais aconchegante, bonito e funcional.

Se encante com os projetos elaborados pelo escritório de arquitetura Rio de Janeiro e veja as possibilidades de ter a casa dos seus sonhos.

Conclusão

Os projetos casa moderna vão lhe proporcionar ambientes elegantes, confortáveis, funcionais e principalmente belos dentro do estilo que você aprecia.

Para obter esse resultado é muito importante contratar profissionais devidamente capacitados e experientes na área de arquitetura moderna.

Esses por sua vez vão unir conceitos técnicos e artísticos  de forma habilidosa para entregar os resultados que você deseja.   

Além disso, eles precisam ser comprometidos com um resultado final de qualidade e com os serviços entregues dentro do prazo combinado.

Se você está procurando por profissionais qualificados entre em contanto hoje mesmo com o nosso escritório de arquitetura no Rio de Janeiro pelo telefone (21) 979449-6666. (whats app). Teremos prazer em atender você.

 

Open chat
Posso ajudar?