Vamos falar nesse post sobre a NR10 e, felizmente, hoje há uma maior preocupação em relação à segurança do trabalho, sendo obrigatório as empresas, privadas e públicas, seguirem as Normas Regulamentadoras.
Principalmente relativas à saúde e segurança do trabalho são obrigatórias para todas as empresas privadas e públicas.
Enfim, todos que possuírem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Vale saber que, o não cumprimento de tais normas legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarreta ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.
Por isso, justamente, pensando em minimizar o risco associado a esse tipo de intervenção, já podemos contar com normas a serem seguidas, como a NR10, voltada para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Para quem não sabe, a NR10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos trabalhadores que, direta ou indiretamente, trabalhem em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
A NR10, basicamente, foi criada para implementar medidas de controle e sistemas preventivos, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
NR 10 e a Segurança em Eletricidade
Não é de hoje que muitos profissionais que trabalham com instalações elétricas colocam suas vidas em riscos quando não há um maior cuidado com a segurança, básica, necessária para quem trabalha nesse setor.
O fato é que o risco elétrico está presente na vida de milhares de trabalhadores e, por isso, visando garantir a segurança de todos, o Ministério do trabalho criou a NR10, estabelecendo requisitos mínimos para segurança e saúde dos trabalhadores.
Em relação aos projetos de instalações elétricas a NR10, entre outras coisas, visa:
- Especificar os dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização;
- Na medida do possível, prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito;
- Identificar se o espaço é seguro, quanto ao dimensionamento e a localização de seus componentes e as influências externas, quando da operação e da realização de serviços de construção e manutenção;
- Definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade;
- Prever condições para a adoção de aterramento temporário;
- Ficar à disposição dos trabalhadores autorizados, das autoridades competentes e de outras pessoas autorizadas pela empresa e deve ser mantido atualizado.
Deveres da empresa:
- Informar os trabalhadores sobre possíveis riscos a que estão expostos;
- No caso de ocorrerem acidentes de trabalho envolvendo instalações e serviços em eletricidade, adotar medidas preventivas e corretivas;
- Promover ações de controle de riscos originados por outrem em suas instalações elétricas, oferecendo imediatamente, se possível, denúncia aos órgãos competentes.
Deveres dos trabalhadores:
- Sempre Zelar pela própria segurança e saúde, assim como, de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho;
- Assumir a responsabilidade, juntamente com a empresa, do cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive, nos procedimentos internos de segurança e saúde;
- No caso de perceber situações que considere de risco para própria segurança e saúde, assim como a de outras pessoas, comunicar, imediatamente, ao responsável pela execução do serviço.
Melhor Curso Grátis de NR10 com Certificado
Hoje em dia, há maior conscientização em relação à importância de garantir uma segurança maior para quem trabalhe com eletricidade, de uma forma geral.
Nesse sentido, já existem muitas instituições de ensino oferecendo curso de NR10, a dica, no entanto, é optar por alguma que seja reconhecida, como a Cursos Rápidos Grátis.
Que entre outras centenas de cursos, nas mais variadas áreas, oferece o curso grátis de NR10 com certificado.
Então, fica a dica, realize o curso de NR10 grátis com certificado na Cursos Rápidos Grátis.
Descrição do Curso com certificado NR10 grátis
O curso estabelece os requisitos e as condições mínimas da implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem em serviços com eletricidade.
Aplica-se as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
Metodologia de Ensino para o curso de NR10
O curso de NR10 grátis com certificado grátis é aplicado totalmente Online, com o aluno estudando em casa, através de apostilas.
Ao se sentir apto, o aluno poderá passar por uma avaliação de Múltipla Escolha, contendo 10 questões, sendo que, para ser aprovado precisará alcançar média 6,0.
E então, só após aprovado, poderá solicitar seu Certificado.
Objetivos do Curso para o curso de NR10
- Garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade;
- Expandir os conceitos dos equipamentos de proteção;
- Qualificar a documentação das instalações elétricas;
- Apresentar os riscos que envolvem alta tensão.
Validades do Certificado para o curso de NR10
O curso dá direito a um certificado, o qual tem validade em todo o país e pode ser utilizado nas seguintes situações:
- Comprovação de Conhecimentos da NR10;
- Reciclagem da NR10;
- Ascensão de Cargo ou Carreira de Eletricista;
- Acrescentar no currículo o certificado de NR10 para concorrer as melhores vagas no mercado de trabalho.