Aprenda como fazer um Jardim Vertical em seu lar

Tenha plantas em casa aproveitando melhor o espaço disponível

Jardim Vertical em seu lar

Imagem: Unsplash

Um toque verde no próprio lar sempre faz muito bem. Afinal, além de promoverem um embelezamento estético imediato a qualquer ambientes, as plantas fazem com que tanto o clima quanto o ar se mantenham mais agradáveis. Quem não quer passar mais tempo em locais mais frescos e oxigenados, não é mesmo?

Mas, por mais que haja vontade de arborizar um pouco mais algum cômodo, talvez o grande problema seja o espaço. Ou melhor, a falta dele. E é exatamente aí que entra uma solução cada vez mais em voga: estamos falando aqui do jardim vertical.

Hoje você vai conhecer tudo o que precisa sobre essa técnica que alia o útil de ter mais plantas em casa ao agradável de precisar apenas de uma parede para isso. Venha descobrir o que é um jardim suspenso e aprender como fazer um desses no seu lar:

1 – Entenda o que é um Jardim Vertical

Bom, nada melhor do que saber o que é um jardim vertical antes de tê-lo, certo? Também conhecido como jardim suspenso, ele nada mais é que uma forma de cultivar plantas em estruturas elevadas, como paredes. Seguindo a tendência de verticalização, é uma maneira de aproveitar melhor os espaços e cultivar não apenas nas partes baixas de um lar.

Uma das grandes vantagens de um jardim suspenso é usar partes que, em grande parte das vezes, são ignoradas nas moradias atuais. Além disso, outra vantagem dessa modalidade de cultivo é promover conforto térmico, atmosférico e acústico ao ambiente como um todo.

2 – Analise o local

Agora que você já sabe o que é um jardim suspenso, é hora de aprender a montá-lo. Sendo assim, o primeiro e mais importante passo é escolher qual o local vai receber as plantas no seu lar, além de perceber um pouco das características regionais. Por exemplo, se você está em um apartamento na Barra da Tijuca vai ter espaços e aspectos totalmente distintas de alguém que tem uma casa em Anápolis.

Até mesmo qual o cômodo e qual a parede escolhida para receber o jardim faz alguma diferença. É importante analisar se há luz natural, se há umidade, qual o tamanho da superfície, os horários de sombra etc.

Cada contexto pede o seu próprio estilo de Jardim Vertical, mas todo lar merece e pode muito bem receber esse toque verde a mais.

3 – Selecione as plantas

A partir das características do local escolhido, é possível definir quais são as plantas que vão ficar naquele jardim suspenso.

Por exemplo, um local com mais sombra e de iluminação menos direta pode receber uma samambaia ou um véu-de-noiva. Ambientes úmidos pedem a colocação de plantas como a jibóia. Localidades arejadas e cheias de luz natural podem ser perfeitas para orquídeas, girassóis e rabos-de-burro.

4 – Compre os vasos

Qualquer pessoa boa de jardinagem vai te dizer que o grande diferencial entre uma planta crescer ou não é o vaso escolhido para ela. Seguindo essa escolha das plantas, é importante se informar qual é o tipo de recipiente adequado para receber a espécie que você selecionou.

5 – Prepare a parede

Com plantas e vasos em mãos, está na hora de montar o jardim suspenso em casa. No passo a passo, a preparação da parede vem após a análise do ambiente, das plantas e dos vasos por necessitar de que tudo isso esteja definido.

Apenas depois de saber quais são as características do local, qual planta pode se adaptar a ele e em quais vasos que você precisa colocá-las, é possível adaptar a parede para o seu próprio jardim. Deixar a parede pronta para receber as plantinhas antes pode ser só um caminho para ter retrabalho depois.

6 – Tenha paciência

Depois de instalar o seu jardim vertical, é essencial ter bastante cuidado e paciência com o seu novo cantinho verde. Isso porque cada espécie tem o seu próprio tempo e o seu próprio ciclo de crescimento/florescimento. Cuidando com calma desse novo espaço, logo surge o resultado que você tanto queria.

Gostou de entender tudo o que precisa para fazer o seu próprio Jardim Vertical? Conhece outras pessoas que também vão se interessar bastante nesse guia? Então não esqueça de compartilhar o texto nos seus grupos de WhatsApp e nas suas redes sociais.

Open chat
Posso ajudar?