Casa de Praia LE

Projeto Casa de Praia LE |Cabo-Frio – RJ

O projeto de casa de praia de dois pavimentos em estilo mediterrâneo com pequenos apliques de molduras nas portas e janelas. Destaque para o detalhe em revestimento de tijolinho. Toda a casa é cercada por varanda.

Localizada a menos de 200 metros do mar de Cabo-frio, em uma região cercada por dunas de areias naturais, onde a preservação da natureza traz uma tranquilidade a local, um local que é muito usada por veraneios e onde não são permitidos estabelecimentos.

A arquitetura de uma projeto de casa moderna que se tornou um desafio interessante…
Quando um casal resolveu construir a sua casa dos sonhos, moderna, bonita e acolhedora e foram buscar inspirações em residências de paredes moldas em concreto, que viram quando fizeram uma viagem pela Europa, mais precisamente pela Suíça. Mas é um projeto que lembra muito oo projeto casas modernas do Arquiteto Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.
Um projeto de arquitetura modernista que se tornou um desafio interessante, afinal, o terreno era irregular exigindo que o desenho fosse adaptado a inclinação que se encontrava presente no local.

Grandes desafios poderosos e muita inspiração!
Além do desafio do terreno, existiu mais um adendo que precisou de muita atenção durante o processo de execução do projeto. O cliente tinha o desejo de que a casa não tivesse aquela impressão de um prédio alto, fora dos padrões de uma residência comum.

Para que dessa maneira, fosse mantida a aparência de uma do projeto de casa moderna seguindo os padrões da arquitetura modernista, porém, conservando o conforto e a sofisticação tanto na parte interna, quanto na sua forma.

Contudo, foi possível manter um estilo moderno de arquitetura atual, e ainda sim, conservar todo o conforto e a comodidade que se espera de uma casa nesses padrões. De nada serve um projeto de arquitetura que visa apenas a beleza, mas, ao mesmo tempo, deixa de lado a comodidade e a funcionalidade do ambiente. Nessa construção da arquitetura modernista a iluminação natura do dia fosse melhor vantajoso mudando completamente o clima do ambiente, a cobertura de telhado não aparente, plano e não visível facilita o uso para a instalação de placas solares e captação em 100% da água da chuva.

Essa residência em particular, tem uma linguagem minimalista, contendo formar lineares retas e volume de massa sólida. Um estilo de construção que além de garantir ao cliente um visual incrível, fará com que o projeto da casa se sustente mesmo estando em um terreno com essas condições.

Concreto como elemento de destaque.
Toda a parte externa da casa teve o concreto como sendo o material de maior destaque, exatamente como sendo um elemento de maior partido arquitetônico com os seguintes elementos: o módulo principal, e a caixa moldada em formas de tábuas de madeira de 20 centímetros, evidenciando o seu metro construtivo de um projeto moderno.
Esse estilo de modelagem inclusive, trouxe a casa para uma forma única e bastante casual, obtendo uma impressão visual que agrada aos olhos de quem a observa essa residencia modernista.

Uma imponente entrada
Em uma parte do vão da entrada, foi feita uma abertura na estrutura do concreto para que fosse possível o encaixe da porta e sua bandeira superior, formando uma peça incrível e bastante imponente de 2,40 de largura e 5,50 de altura.

Essa porta, tem como seu material em aço cortem, que receberá um acabamento especial fornecendo essa aparência mais rústica que certamente, irá contribuir muito para o conforto do ambiente, além de ser um item que enriquece muito o visual da casa.
Visando um estilo diferente da funcionalidade que se encontra presente no ambiente, o desenho e a individualidade da porta de entrada foram feitos de uma forma única, ela foi construída em torno de um eixo vertical fixo através de um pivô, dispensando o uso das dobradiças que são um item padrão.

Nesse modelo, a instalação é feita através de pinos de fixação, permitindo que a abertura seja realizada de uma forma suave e simples, sem causar nenhum APAGAR incomodo para o proprietário da residência.

Solução estética da garagem
O grande destaque desse projeto foi a garagem que foi projetada em um nível mais baixo, com a intenção de fazer com que a linha arquitetônica do desenho ficasse mais limpa e não gerasse uma poluição visual com a presença dos carros, realçando o projeto minimalista.

Na parede do fundo, foi utilizado um revestimento em comentício volumétrico, padrão origami, que é conhecido popularmente como “parede 3D”. Algo que trouxe um ar completamente inovador para a composição do ambiente.

A influência da arquitetura moderna e contemporânea é facilmente percebida nesse projeto, como você pode ver pelas imagens, essa casa tem tudo que se espera de um modelo moderno: a beleza, a funcionalidade, a sofisticação, e ainda mais, o aproveitamento do que existe de melhor que no caso, seria a claridade natural do sol!

Matéria do site Homify: Reportagem do projeto dessa casa de praia.

Arquiteto rj rio de janeiro

telefone 21 97949-6666
Localização Jacarepaguá RJ
Email [email protected]


Whatsapp

Facebook-f

Instagram

Youtube